quarta-feira, 24 de julho de 2013

Inclusão: A escola leva o aluno com deficiência a avançar Na décima dica para dominar as modernas práticas pedagógicas, informadas pela Revista Nova Escola (2005), receber uma criança com deficiência não deve ser motivo de angústia, pois a inclusão escolar é um assunto discutido no ambiente educacional e a escola tem servido para ampliar os conhecimentos dos estudantes. Os professores em parceria com os pais, com a coordenação e os especialistas nas deficiências tem encontrado caminhos seguros para trabalhar a questão da inclusão, seguindo alguns passos como: conhecer o que o aluno tem como conhecimento e verificar as possibilidades do mesmo aluno aumentar esses conhecimentos; descobrir através de pesquisas no histórico escolar , à pais e professores anteriores quais as histórias de vida da criança; conversar com os especialistas da área da inclusão, ao longo do ano, se o aluno tiver atendimento especializado no cotraturno; e definir estratégias e escolher os melhores materiais no planejamento de suas aulas, assim como, é feito para alunos tidos normais. No caso de existir na escola profissional especializado, a parceria se dará de maneira bem mais efetiva, pois o contato deverá ser diário. Principalmente se existir aluno cego, o professor especializado poderá elaborar materiais concretos, quando o assunto favorece, como, por exemplo, na matéria da matemática, poder-se-á construir figuras geométricas feitas em relevo, com tinta plástica ou sementes coladas no papel.

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