quarta-feira, 24 de julho de 2013

Contexto Educacional no Novo Paradigma e a Educação a Distância No novo paradigma educacional em que tantos os alunos como o professor tem que estar preparados para aprender ao longo da vida, em que os mesmos poderão “intervir, adaptar-se e criar novos cenários” (LOPES, s.d., p.2), a visão de divisão e fragmentação são superadas pela visão do paradigma da sociedade do conhecimento, onde se aceita o todo. Segundo Demo, 2001 (apud LOPES, s.d., p.2), a prática do professor que apenas ensina, treina, inculca e domestica é vista como instrucionismo, onde se tem aquele que ensina (professor) e aquele que aprende (aluno), mas a visão da sociedade do conhecimento pode fazer com que este instrucionismo acabe. Umas das boas alternativas pedagógicas para esta exclusão de ensinos instrucionistas, é o Ensino a Distância: Segundo Aretio (1994), o Ensino a Distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser massivo e que substitui a interação pessoal, na sala de aula, entre professor e aluno, podendo ser um meio preferencial de ensino pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciem a aprendizagem independente e flexível dos alunos. (LOPES, s.d., p.2) A educação a distância, portanto, vem a ser uma ótima alternativa para ruptura de instrucionismo, onde o aluno irá em busca de sua própria autonomia na construção dos conhecimentos, fazendo com que o mesmo seja flexível quanto ao tempo, estilo, método e ritmo de aprendizagem, fazendo-o conhecedor de suas capacidades e de suas possibilidades.

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